No processo de desenvolvimento de uma cidade, várias são as estratégias utilizadas. Algumas exploram seus recursos naturais e, outras, os recursos culturais, históricos ou arquitetônicos. O objetivo é o mesmo: manter-se no radar como destino e ter uma regularidade no fluxo de público e visitantes.
Um case de sucesso
O planejamento e a organização de eventos são uma força, uma potente arma para combater a sazonalidade da economia. Eventos criam oportunidades, aumentam a circulação de mercadorias, consomem diferentes serviços, promovem desenvolvimento. Por isso, fazem parte do planejamento de desenvolvimento de uma cidade como Santa Maria.
Além de melhorar o conceito sobre o local, um evento transforma a comunidade e constrói uma marca na mente das pessoas. Quer testar?
Pensa em Barretos, o que você lembra? Festa do Peão de Rodeio, que reúne quase 1 milhão de pessoas durante o evento.
Pensa em Festa da Uva, qual cidade lhe vem à mente? Caxias do Sul, que recebeu 350 mil pessoas na última edição.
Pensa em Carnaval, lembrou de onde? Rio de Janeiro.
Calourada Segura, te lembra…? Santa Maria. Está aí a oportunidade de consolidação da cidade com a maior festa universitária do Rio Grande do Sul e quiçá do Brasil.
Um dos reconhecimentos chegou quando eu já havia terminado esta coluna, mas, em tempo, registro aqui. A prefeitura de Santa Maria conquistou o 1º lugar do Prêmio da Associação Riograndense de Imprensa (ARI) na categoria Gestão de Comunicação Pública, na última terça-feira. O troféu foi entregue à Secretaria de Comunicação da prefeitura pela campanha “Da polêmica ao sucesso: a comunicação como estratégia de construção da nova proposta da Calourada em Santa Maria”, case premiado pela comunicação criativa da Calourada 2023, que teve como desafio ajudar no convencimento público sobre o novo local de realização da festa, que saiu da tradicional Praça Saturnino de Brito para ocupar a Gare.
A força dos eventos
Em 2018, os eventos representaram 4,3% do PIB brasileiro (mais de R$ 16 bilhões), conforme a Associação Brasileira de Empresas de Eventos. Perspectivas para 2023, mais de 40 bilhões de reais. Um estudo realizado pela Global Industry Analysts apontou que as viagens de negócios, domésticas ou internacionais, que compreendem trabalho, hospedagem, alimentação, lazer e transporte, estão entre os principais contribuintes para a economia global. A perspectiva é que atinjam US$ 792 bilhões até 2026. O Rio Grande do Sul possui 55 centros de convenções distribuídos por regiões turísticas.
E Santa Maria? Está atenta para essas oportunidades de mercado? Vamos dar uma olhada rápida:
Alguns eventos públicos que já aconteceram neste ano:
- Calourada Segura/março: 60 mil pessoas;
- 50 Feira do Livro: 150 novos livros e 80 mil pessoas;
- Viva Santa Maria: 10 mil pessoas
- Calourada de inverno: 48 mil pessoas
- Festmirim: 2 mil dançarinos e 3 mil visitantes
Alguns eventos públicos que estão por vir:
- Acampamento Farroupilha de Santa Maria
- Conecta Cidade Universitária
- 30ª Tertúlia Musical Nativista
- 80ª Romaria Nossa Senhora Medianeira
- Marcha para Jesus
- Arraial Solidário
- Santa Maria Vídeo e Cinema
- Santa Maria em Dança
- Viva o Natal
Alguém duvida do potencial desses eventos em atrair pessoas e movimentar a roda do desenvolvimento?